28/06/2009

GCVR inicia Férias Desportivas de Verão 2009

O Ginásio Clube de Vila Real tem em curso a edição das Férias Desportivas de Verão 2009. Para além de um conjunto de actividades do agrado dos participantes, que vão desde a visita ao Pena-Aventura Park e ao parque aquático RTA em Amarante, até às modalidades de pavilhão, ao hipismo, à canoagem, orientação, entre outras, o GCVR preparou ainda um “Pedibus”.

O Pedibus realizou-se na manha do dia 29 de Junho, e trata-se de um “autocarro humano”, em que as crianças, acompanhadas de um ou mais professores, seguem a pé até à sede do Ginásio, a partir de pontos de encontro pré-estabelecidos e segundo um trajecto pré-definido.

Pretende-se proporcionar aos meninos autonomia, responsabilidade e exercício físico, sensibilizando-os para que convençam os pais a, no próximo ano lectivo, a organizarem-se de modo a que possam levar a efeito diversos Pedibus para levar os filhos e os colegas à escola.

A parceria com a Câmara Municipal e com a UTAD é vista como um balão de ensaio para futuras iniciativas do género, uma vez que a Câmara Municipal formalizou recentemente uma candidatura ao QREN, intitulada EcoMobiReal – Mobility Sustainable for a Low Carbon City, da qual faz parte um conjunto de iniciativas do género a realizar com as diversas escolas do concelho.

O objectivo final desta iniciativa é sensibilizar os mais jovens para a necessidade de convidarem os pais a adoptarem boas práticas de Mobilidade Sustentável, através da utilização dos transportes urbanos ou dos modos suaves (andar a pé ou de bicicleta) em detrimento do Transporte Individual.

0 comentários: