24/08/2008

70ª Volta a Portugal em Mondim de Basto

A 9ª etapa da 70ª Volta a Portugal EDP, a penúltima da prova, passou este sábado por Mondim de Basto, com um percurso de 147 quilómetros que culminou, como habitualmente, na Sr.ª da Graça. Um trajecto que é considerado o ponto alto da “volta”, e que resultou num grande espectáculo.

Na subida final, Juan José Cobo (Scott) conseguiu destacar-se e alcançou Koldo Gil, com uma pedalada vigorosa, ultrapassando o jovem espanhol de 27 anos e vencendo a etapa rainha. Na luta pelo segundo lugar, Blanco levou a melhor sobre Guerra e conquistou a camisola amarela. Rui Sousa chegou na 17ª posição, e apesar de continuar a ser o melhor português na geral, agora no quarto lugar, está a 2 minutos e 55 segundos da liderança.
José Cobo (Scott/American Beef) venceu esta 9ª etapa, mas foi David Blanco (Palmeiras Resort/Tavira) que passou a envergar a camisola amarela, depois de ascender ao 1º lugar na geral, com 39 horas, 6 minutos e 14 segundos, no total da volta. O espanhol foi segundo classificado em Mondim de Basto, à frente de Hector Guerra (Liberty).
Blanco, vencedor da Volta em 2006, não poupou elogios aos companheiros de equipa no final da etapa. “A única coisa que tive de fazer até dois quilómetros da meta foi conduzir a bicicleta atrás deles” declarou o galego de 33 anos, adiantando que “até ao último metro do contra-relógio não vou levantar os braços.”

0 comentários: