13/10/2009

Entrevista com Edinho
Técnico da AAUTAD/Realfut

Edinho Filho, o treinador da AAUTAD/Realfut, em entrevista, falou do arranque da nova temporada, das contratações que alinharam tarde no campeonato e das aspirações da sua equipa para a presente época desportiva.

Que balanço faz deste início de temporada?
Edinho: No começo tivemos algumas dificuldades pelo atraso dos certificados dos jogadores brasileiros, o que nos complicou a tarefa nos jogos com o Belenenses, na primeira jornada, e contra o Mogadouro, na segunda. Esta foi, de resto, uma deslocação bastante complicada, visto que estavam indisponíveis alguns jogadores por lesão, e a pressão dentro de campo era tanta que acabamos por sair derrotados. A partir daqui, e com praticamente todos os jogadores disponíveis, o nosso rendimento cresceu, até que conseguimos a primeira vitória frente ao Vila Verde na jornada seguinte.

Sentiu que, a partir daí, a AAUTAD/Realfut já tinha capacidades para dar o seu melhor e ombrear as melhores formações deste campeonato nacional?
Edinho: O trabalho da AAUTAD/Realfut é manter-se na divisão cimeira do Futsal, para isso temos que estabelecer uma meta de pontos, independentemente dos jogos que disputarmos. Mas sim, creio que hoje a nossa equipa se encontra ao melhor nível, melhor situada, e por isso acredito plenamente que iremos alcançar os nossos objectivos.

Reparei que nas duas primeiras jornadas apenas utilizou os cinco jogadores base, dando lugar somente ao Couves para combater o cansaço acumulado dos titulares. Se dispunha de Ivo e Carriço no banco, porque não lhes deu oportunidade de entrar?
Edinho: São jogadores muito novos, ainda com pouca experiência na primeira divisão, se eu lançasse esses elementos num jogo onde estávamos a perder 4-0 contra o Belenenses, ou 6-1 contra o Mogadouro, iria acabar por desprestigiá-los, e não iriam ter o rendimento que desejariam. Vamos esperar por jogos onde o resultado for mais cómodo, para depois lhes dar a rotação que precisam.

Qual a diferença entre a equipa que treinou há duas temporadas, na época 2007/2008, e a formação que agora orienta? Tendo em conta que foi o treinador principal nestes dois anos em que os estudantes alinharam na primeira divisão.
Edinho: Este ano, nós começamos o trabalho do início, ao contrário do que sucedeu na época 2007/2008. Na altura era urgente amealhar o máximo de pontos possíveis, já que tínhamos perdido bastantes jogos até à data. Por outro lado, possuíamos um 5 para 4 muito forte, coisa que actualmente ainda não definimos. Estas são as principais diferenças, todavia os objectivos continuam os mesmos, angariam o maior número de pontos para conseguir a manutenção.

Ainda é cedo discutir este tema, mas acredita que, com o crescimento da equipa e com todos os jogadores disponíveis, A AAUTAD/Realfut pode chegar ao término do campeonato e ficar no lote das equipas que disputam a subida?
Edinho: O trabalho vai ser feito para ficarmos entre os oito primeiros. No último ano que passamos pela primeira divisão demos muito espectáculo, fizemos jogos muito atractivos, mas este anos seremos mais objectivos, iremos jogar apenas para pontuar, não me importo, por isso, de fazer um jogo menos vistoso se isso significar a vitória. O nosso objectivo é, como disse, conseguir a manutenção, mas se nos mantivermos na sétima ou oitava posição, conseguiremos evitar o Play-out e, por conseguinte, disputaremos o Play-off, o que será muito mais confortável para nós.

Para terminar, qual é sua opinião relativamente às equipas que disputam a primeira divisão hoje, e as que defrontou há duas épocas atrás?
Edinho: Como sabemos, a crise atingiu o Futsal, permitindo que algumas formações descessem de nível, por essa razão o torneio ficou mais acessível para equipas de menor projecção nacional, como o caso da AAUTAD/Realfut ou Boticas. Com isso, constatamos que actualmente o campeonato está mais homogéneo, e não tão díspar como acontecia nas épocas anteriores, o que nos dá outro alento.

FR (Notícias de Vila Real)

0 comentários: