08/04/2009

Superiores?

Por: Duarte Dias

Quem viu o jogo desta noite da Liga dos Campeões, Man. United x Fc Porto, estará, eventualmente, a pensar como eu: qual a diferença entre o futebol em Inglaterra e em Portugal? Sei que é um juízo algo precipitado, sei que não se pode julgar um todo por uma parte. É certo. No entanto, verdade seja dita, este Porto de hoje tratou o Manchester por "menino".

Num jogo sempre intenso, mais táctico do que espectacular, vi um FC Porto consistente, sem medo, perigoso, capaz de pôr, como de resto pôs, o Man. United em sentido. Se jogavam em casa não se notou, pelo que era possível ouvir através da TV só se ouviam adeptos portugueses. Se têm o melhor do mundo, e têm, o 2.º melhor e o 3.º melhor, também não se viram em campo.

Assim, vale a pena ver uma equipa portuguesa a jogar em competições internacionais. Eu, que nem sou azul e branco, nem tão pouco cego, rendo-me às evidências: este Porto é muito parecido ao de José Mourinho, particularmente na Europa, onde, na minha opinião, tem todas as possibilidades de eliminar estes "meninos" e seguir em frente na prova.

Hoje ficou demonstrado, principalmente a pessoas arrogantes como o Sir Alex Ferguson, que há qualidade para além de Inglaterra e dos seus Red Devils. Superioridade táctica, entrega, responsabilidade, identidade, mentalidade, foram aspectos que só se viram de um lado, o português. É caso para perguntar: onde anda o Manchester campeão europeu?

Com um golo "caído aos trambolhões" e, verdade seja dita, com um grande golo fruto de uma boa jogada, o Man. United vem a Portugal discutir um resultado que foi tudo menos merecido. Parabéns Porto pela exibição.

4 comentários:

Daniel Silva disse...

O FC Porto portou-se muito bem. sem dúvida a melhor equipa portuguesa nos últimos tempos e quem sabe, uma das melhores do mundo...

Bom texto!

Anónimo disse...

Pois, mas a diferença entre os dois campeonatos nao se pode ver por este jogo, até porque em Portugal o Porto nao conseguiu vencer uma equipa que muitos dizem ser banal e fraca que é o Benfica, por isso...

Rui disse...

O Porto fez de facto um grande jogo e não fossem dois erros infantis poderiam ter resolvido esta eliminatória em terras de sua magestade... Infelizmente a experiência do plantel do Porto nestes palcos é ainda pouca e depois há faltas de concentração que prejudicam todo o trabalho de uma equipa. Vender jogadores todos os anos e depois renovar a equipa quase toda tem o seu preço desportivo...

Nestas competições a concentração tem de ser absoluta e não pode haver excessos de confiança.

Para o ano lá estaremos.

Anónimo disse...

es um vendido, oh MC!:)
joão lx