30/06/2009

"Nacionais de Ralicross"‏ arrancaram em Montalegre

Abriu sem chama o Campeonato Nacional de Ralicross, este fim-de-semana na Pista Automóvel de Montalegre. Apenas 15 pilotos a competir repartidos por várias divisões. O cenário foi tão desanimador que as duas divisões do campeonato correram juntas no circuito barrosão, crescendo a grelha para sete concorrentes. Todavia, apesar do reduzido número de pilotos, as provas foram bem disputadas.

Embora se possa considerar que a verdade desportiva possa ter sido algo afectada pela junção de máquinas de diferentes características, é de realçar o bom espectáculo proporcionado pela diferença de performance entre os 4x4 e os 1600 de tracção dianteira. Os “tracção total” ganham indiscutivelmente no arranque, e à saída das curvas mais lentas mas os pequenos e endiabrados tracção à frente aproveitavam-se do melhor equilíbrio para, nas zonas rápidas, recuperarem o tempo perdido. No final, Mário Barbosa fez o melhor tempo do conjunto das duas divisões.

Na Divisão 1 do Campeonato de Ralicross, onde estavam quatro concorrentes, Pedro Matos estabeleceu o melhor tempo nos treinos com o Mitsibishi Lancer Evo VI, mas foi Ruben Tabaio, no Ford Focus, quem dominou as duas primeiras corridas que se seguiram, vencendo Matos apenas a terceira. Na Divisão 3, Mário Barbosa, ao volante do Citroen saxo, obteve o melhor tempo, seguido de Rui Sirgado e Cátia Cirgado.

Trocando o Lancia Delta Integrale, da época passada, pelo Ford Sierra Cosworth, Rodolfo Ribeiro logrou na Divisão 5 da Taça Nacional de Autocross. A Divisão 6, com apenas três pilotos, foi conquistada por José Sousa, com o seu Citroen ZX.

0 comentários: