02/05/2009

Dirigentes sem escolaridade mínima?

“Qualquer escolaridade serve? Senão vejamos, e dando o exemplo dos nossos dirigentes, salvo algum lapso da minha parte, a maioria deles nem sequer acabou o 12º ano, que para o ano será a escolaridade mínima obrigatória! Para além dos casos dos “três grandes Clubes”, os Estrelas da Amadora, os Paços de Ferreira, os Olhanenses e Santas Clara deste Pais.”

O que tenho visto e constatado, no futebol em Português e conjugo como uma ideia geral, é que todos precisam de cursos e mais cursos, para serem funcionários exemplares. Um treinador de renome mundial tem no mínimo de ser licenciado, um preparador físico, com não sei quantos graus de especialização, tem de ser um verdadeiro estudioso na “arte” da resistência, e técnica. E os Dirigentes? Qualquer escolaridade serve? Senão vejamos e dando, o exemplo dos nossos dirigentes, salvo algum lapso da minha parte, a maioria deles nem sequer acabou o 12º ano, que para o ano será a escolaridade mínima obrigatória! Para além dos casos dos “três grandes Clubes”, os Estrelas da Amadora, os Paços de Ferreira, os Olhanenses e Santas Clara deste Pais. Temos supostos gestores, “camuflados” de empresários, que conduzem os destinos dos clubes, sem uma escolaridade mínima que sirva de exemplo para os outros? Existem aqui um desvazamento de conteúdo, que face a ideia geral do Pais, me parece que “as novas Oportunidades”, ainda não chegaram aos dirigente de clubes. Por um lado, não pretendo denegrir ninguém, muito pelo contrário, nem está em causa a escolaridade, mas sim o lugar quem ocupam, sem que dirimir uma categoria, poderíamos aferir. Temos cursos de treinadores, temos licenciaturas Educação física, mas onde andam as Licenciaturas de Dirigentes? Confrontando a realidade com os outros países estamos a anos luz!! Se gostaram do tema, façam uma pequena pesquisa, e vejam quem integra e quem tem responsabilidades para dirigir um clube, por exemplo aqui no pais vizinho. Escolham um clube aleatoriamente, e descubram as diferenças. Para se ser dirigente neste Pais, têm: 1º inicialmente uma carreira de “Gestor” (isto é ter empresa própria, que teve relativo sucesso), alheado a bastante Dinheiro para inicialmente investir; 2º Ter alguns ou bastantes conhecimentos, entre as “Trutas velhas” de Portugal; 3º Ter ou não 2 ou 3 apoiantes de renome no clube onde se candidata. Realizados os pré requisitos, estão as condições essenciais para ser Dirigente de um Clube, fácil e Simples façam essa mesma análise e vejam se tenho ou não razão… Comecem por Luís Filipe Vieira, Passem por Jorge Nuno Pinto da Costa e acabem em António Salvador, todos são a ilustração do que acabei de dizer.

José C.Leitão

2 comentários:

Arlindo Miranda disse...

Sem criticar especificamente algum clube, concordo com seu ponto de vista!!! A estrutura do Desporto é literalmente piramidal, já ensino eu aos meus alunos... No topo estão as federações, de seguida as associações, clubes e por fim atletas... E como se costuma dizer o exemplo deve ser dado de cima para baixo... Fazem falta em muitos clubes, dirigentes desportivos competentes.
Como li num livro sobre liderança: "numa associação/clube sem fins desportivos é que se vê se realmente somos lideres e conseguindo ou não seguidores. Numa associação/clube sem fins desportivos reside a base da liderança, porque senão conseguimos liderar uma assim, como podemos liderar outra? - teste-se a si mesmo"

Maggui Silva disse...

Concerteza que a falta de escolaridade irá de alguma forma sempre condicionar a prestação das pessoas, mesmo involuntariamente e isso requer que especificação técnica se mostre capaz de dirigir todas as situações. No nosso trabalho em particular isso ressente-se até ma forma de estar na vida!!
beijos