22/04/2009

Censura em Guimarães

"No último jogo (Guimarães-Sporting) fomos impedidos de entrar com a máquina numa das portas do estádio, e ao que sabemos, outras máquinas foram também barradas à entrada."

Explicou um dos responsáveis do blog Voz do Berço, um espaço dedicado também ao Vitória de Guimarães(que eu visito frequentemente), e que todas as semanas publicam fotos sobre incidências do jogo, a moldura humana, etc. mas que não voltarão a fazer da próxima vez, isto porque a direcção do clube decidiu "classificar" as máquinas fotográficas como "objecto potencialmente perigoso", caso contenha uma boa qualidade de imagem, é claro!

Parece mentira, mas não é!

A Associação Vitória Sempre, um espaço muito popular dos adeptos vimaranenses, queixou-se do mesmo problema:

"(...) Como nota final não podemos deixar passar em claro uma situação inédita. Já devem ter reparado que, como é habitual, esta crónica não está acompanhada por fotografias com o carimbo da AVS. A nossa objectiva foi barrada à entrada do estádio. Primeiro por um elemento da empresa de segurança e depois pelas forças policiais. O argumento não foi o do 'possível objecto de arremesso' tantas vezes utilizado noutros estádios, mas antes o da qualidade da máquina e perigo de podermos ser 'freelancers'."

Curioso,é que esta situação caricata coincide com a recente campanha no site do Vitória SC em que os sócios, devidamente identificados, poderão ter acesso a outros conteúdos como imagens videos etc. O Voz do Berço supõe que esta medida no site do Vitória, seja uma "forma de beneficiar os sócios e motivar os simpatizantes a tornarem-se sócios." mas considera a proibição de máquinas fotográficas no estádio como um "desrespeito" para com os simpatizantes do clube.

Esta proibição de máquinas fotograficas (com boa qualidade de imagem) no estádio é lamentável. Se a moda pega em outros recintos...

7 comentários:

Schmeichel disse...

Já tinha ouvido falar deste tipo de limitações num forum de fotografia, relativamente a máquinas reflex. A argumentação teria sido que as lentes seriam material de arremesso por poderem ser substituídas. Como se alguém fosse arremessar para o relvado um objecto que normalmente custa a partir de 300 €.

Curiosamente, na última vez que fui a Londres e resolvi ir ver um jogo do Tottenham em White Hart Lane, perguntei aos seguranças se podia levar a minha SLR e eles disseram-me que podia entrar mas não podia tirar fotografias aos jogadores devido a direitos de imagem. Podia tirar fotografias às bancadas à vontade, que só teria problemas se algum steward me visse a tirar fotos aos jogadores (iriam convidar-me a sair).

Formas de gerir a situação...

Daniel Silva disse...

esta situação é inédita no futebol.
penso que a direcção devia esclarecer este propósito.Agora, chega a ser ridículo barrar as máquinas com boa qualidade, se fosse para direitos de imagem, também impediam de entrar maquinas mais fraquinhas ou até mesmo telemóveis...
a ver vamos no que vai dar...

abraço

Rui Osório disse...

Obrigado caro Daniel por divulgares esta situação vergonhosa. É com este tipo de atitudes que se afastam os adeptos os estádios.

Daniel Silva disse...

penso que tinha a obrigação de fazer isto, caro Pantic, os adeptos merecem mais respeito!

um abraço

José Carlos Leitão disse...

Isto deve mesmo ser jogada da direcção,nunca tal vi, tive no dragão e na Luz e os proprios stewards foram simpaticos, ate se desviaram para tirar uns bonecos fixes! isto nunca vi, ja tinha ouvido sobre direitos de imagem dos jogadore, mas isso em termos legal, é ainda muito vago, dado o espalo ser um recinto desportivo ao ar livre!!
abraço

Rui Osório disse...

Estamos a espera da resposta do clube, se ela existir claro. Depois publico para todos tentarem compreender e quem foi o responsável.
Abraço

Daniel Silva disse...

vamos estar a espera entao caro pantic!
um abraço