04/12/2009

Futsal Feminino: Flaviense perde invencibilidade em jogo envolto em polémica

A 8ª jornada do Campeonato de Futsal Feminino, promoveu o encontro entre as equipas do Alves Roçadas e da Associação Desportiva Flaviense, a equipa que mais apostou para conquistar o título e actual campeã.

Era um jogo aguardado com muita expectativa uma vez que as equipas se encontravam empatadas na classificação e ainda está fresca a polémica da época passada.

O pavilhão de Mateus apresentou muito público, que assistiu a um jogo equilibrado e muito disputado.

Na primeira parte, ambas as equipas apresentaram uma defesa pouco pressionante no meio campo adversário, com as oportunidades de golo a surgirem em ambas as balizas. As da casa apostavam mais no jogo individual, principalmente da sua pivô, enquanto as visitantes construíam jogadas colectivas, através das quais inauguraram o marcador, quando decorria o minuto 13, após uma excelente troca de bola ao primeiro toque.

Em desvantagem, o A. Roçadas manteve o seu jogo, mantendo-se algum equilíbrio quanto à posse de bola.

Quando se esperava o intervalo, já nos últimos segundos, a Flaviense efectuou um contra-ataque rápido, isolando uma jogadora, que desviou a bola perante a saída da guarda-redes, fazendo assim o segundo golo.

Na segunda parte, o jogo começou na mesma toada, com equilíbrio a meio campo nos primeiros minutos.

Director agride árbitro

Nesta fase, a equipa de arbitragem viu-se obrigada a interromper o jogo, para mais uma vez intervir perante o comportamento exaltado do director do A. Roçadas, sendo-lhe dada ordem de expulsão. Este continuou a enfrentar os árbitros e estes viram-se obrigados a chamar os agentes de autoridade presentes, que, com algum custo, o encaminharam para fora do espaço de jogo.

Mal se reiniciou o jogo, e para espanto de todos os presentes, os agentes de autoridade tiveram de intervir novamente, para proteger o árbitro do lado do público, que havia sido agredido nas costas pelo director então já expulso, mas colocado no gradeamento da bancada.

Mais um recomeço de jogo, com a equipa da casa a pressionar com mais insistência, mas com as forasteiras a manter a defesa organizada.

Incompreensivelmente, a equipa de arbitragem, que até aqui havia estado regular, começou a marcar faltas inexistentes e a inverter o sentido dos foras, favorecendo claramente o A. Roçadas.

Nesta fase, a equipa da casa aproveitou o desconcerto das adversárias e superiorizou-se, marcando o seu primeiro golo.

A Flaviense viu-se obrigada a diminuir a pressão defensiva, uma vez que muito cedo lhe foram sancionadas as 5 faltas acumuladas, e as Vilarrealenses conseguiram criar várias oportunidades, conseguindo dar a volta ao resultado já nos minutos finais do jogo.

Em desvantagem, as flavienses jogaram com guarda-redes avançado, construindo algumas oportunidades de golo e viram-se prejudicadas por mais um erro da equipa de arbitragem, que não quis assinalar um pénalti por mão evidente na bola, depois de um remate que se dirigia para a baliza.

Já nos segundos finais, a equipa de Chaves marcou o seu 3º golo, deixando o resultado final em 4-3.

Num jogo que começou por ser um excelente espectáculo de futsal, ficou para a história um conjunto de cenas lamentáveis e com alguma gravidade disciplinar, que em nada abonam o futsal e o desporto em geral.

Por: Paulo Silva Reis
in:Semanário Transmontano

4 comentários:

Anónimo disse...

Também se podia por nesta reportagem, quando o José Marcelino (Director A.Roçadas) disse ao arbitro quando agrediu: "Parece que não te chega os 50 contos que tens no bolso"...

Anónimo disse...

Este jogo foi uma vergonha para o director sem escrúpolos, para os árbitros corruptos e para o futsal em geral. a partir do momento em que o famoso director insultou os árbitros e se recusou a sair do banco, o jogo tinha de terminar, não temos de assistir a estas touradas.depois agride o árbitro já fora do campo...e o jogo foi o que se viu, com o arbitro a vestir a camisola da equipa de casa. se os responsaveis não tomarem medidas em relação a estes tristes protagonistas...só comprovam todas as suspeitas.

Anónimo disse...

O tal director do A.Roçadas é mesmo um porreiraço.durante toda a 1ª parte do jogo motivou constantemente os árbitros com palavras e gestos carinhosos. os árbitros já envergonhados com tantos piropos, disseram-lhe para se retirar pois havia muitas jovens no banco.o director queria companhia e então o árbitro chamou 2 agentes de autoridade para o levarem ao colo.já da bancada, o porreiraço relembrou aos árbitros os 50 contos que lhes havia oferecido com uma palmadinha nas costas.os árbitros retribuiram a simpatia e colocaram os 2 agentes de autoridade a fazer companhia ao director e como ninguém estava a ver, trocaram de equipamento e conseguiram dar a volta ao jogo. no fim festejaram todos o grande feito, não sei se houve a jantarada do costume mas também com os 50 contos já deu para uma boa mariscada. o que importa é manter o porreiraço feliz, para que possa continuar a dar espectáculo e a comprar os tontos com contos em troca de pontos...em tempo de crise, mais vale 50 frangos no bolso que um frade no campo...mas com a enchada na mão.

Anónimo disse...

Eu tive a sorte de poder assistir a este grande jogo de futsal (embora eu deteste a modalidade, pois veio acabar com todas as outras modalidades de pavilhão) e se é verdade que houve uma atitude pouco digna e até vergonhosa por parte do dito director a AA Alves Roçadas, tenho que desmentir aqui alguns factos... Quando da agressao do director ao árbitro do lado do público, a expressão dos "50 contos" é uma completa mentira.
Depois a equipa de arbitragem nao se deixou influenciar e se a equipa flaviense rapidamente atingiu as 5 faltas foi porque se enervou ou porque não aguentou a pressão mais alta das vila-ralenses, pois todas as faltas assinaladas existiram efetivamente.
Por fim queria ambém dizer que durante a primeira parte há um golo claro na baliza da A Flaviense que o árbitro não assinala. A bola entrou um bom meio metro...
Sou adepto do desporto e falo aqui como neutro pois não simpatizo com nenhuma da equipas.

Espero que haja uma punição exemplar para o directos da equipa de Vila Real pois o desporto nada ganha com estas atitudes que não se podem perpetuar.