26/07/2009

Um assunto sério?

O Benfica começou o jogo com o Sunderland sem portugueses na equipa titular que apesar de ter vencido, deixou a sensação que faltava uma "identidade nacional". Visto que a nossa selecção sofre um "défice" de jogadores em algumas posições, é um facto que não me surpreende, já que os clubes de maior relevo no nosso país não apostam nos atletas lusos.

Outro clube português, o FC Porto, também deverá actuar com dois portugueses na equipa titular durante a próxima época, o Bruno Alves e Raúl Meireles.

Só o Sporting ajuda a atenuar esse "inconveniente", mas um só clube não é suficiente. A escassez de atletas portugueses no nosso campeonato tende a ser um assunto sério. São necessárias algumas medidas?

4 comentários:

Anónimo disse...

o rolando é brasileiro???

Dragão Maronês disse...

A quantidade de jogadores estrangeiros nos nossos principais clubs é de facto, grande e seguramente que terá reflexos na renovação da selecção nacional, mas não creio que se deva criticar sómente os clubes que recorrem a atletas estrangeiros, pois os portugueses,mal se tornam notados, alguns mesmo, mal saídos dos escalões jovens querem logo ir para grandes clubes estrangeiros, onde há dinheiro grande para ser ganho. E depois, vejam o Sporting que toda a gente reconhece ter uma boas escola, de onde têm saido grandes jogadores, o que tem ganho com isso? Nem títulos, nem milhões. Faz-me lembrar o meu club nos finais dos anos 60 e principios de 70 que tinha muitos jogadores oriundos da formação, também jogava muito bem, mas quanto a ganhar títulos, nada.
Os jogadores portugueses com talento não deixarão de se impor se forem preserverantes e trabalhadores. Quanto aos estrangeiros só lamento é a importação de jogadores "pernas de pau" que não acrescentam nada às equipas portuguesas.
Quando o meu club ganha eu não vou ver quantos portugueses é que alinharam. Fico é contente por ter ganho. Claro que se for só com portugueses será bom, mas a alegria é a mesma.

WhiteShadow disse...

«Só o Sporting ajuda a atenuar esse "inconveniente", mas um só clube não é suficiente. A escassez de atletas portugueses no nosso campeonato tende a ser um assunto sério. São necessárias algumas medidas?»

Só um clube? E o resto dos clubes não existem?

Como adenda, fica a nota que a equipa tipo do Vitória Sport Clube (de Guimarães) para este ano vai mostrando 8(!!) portugueses, dos quais 3 são formados nas escolas do Clube (Alex, Moreno e Custódio).

Nilson (BR), Alex (PT), Sereno (PT), Moreno (PT), Milhazes (PT), Custódio (PT), Desmarets (FR), Nuno Assis (PT), Rui Miguel (PT), Jorge Gonçalves (PT), Douglas (PT).


E se é verdade que em algumas posições os jogadores podem ser outros, a verdade é que há ainda mais portugueses há espera de poderem ser titulares (como João Alves, Tiago Targino ou Flávio Meireles).

Anónimo disse...

olha la, desde quando o douglas é portugues?