12/06/2009

A selecção que não é de todos nós

Por: Henrique Daniel Silva

"Deu-me a impressão que o guarda redes da Albânia estava a fugir de Bruno Alves com medo de levar uma cotovelada"

Depois da vitória de Portugal sobre a modesta Albânia, Carlos Queiroz regozijou-se do feito. “Foi uma vitória arrancada a ferros”. Suponho que na perspectiva de Carlos Queiroz, ganhar à Albânia não é todos os dias para uma selecção como Portugal. Uma selecção que antes levou seis do Brasil e que viu-se grego para empatar em casa com a Albânia, mesmo a jogar com mais um, penso que a vitória em Tirana foi lisonjeira. Aliás, foi uma vitória “Tirana” de Portugal, já que pregou uma certa maldade aos albaneses ao marcarem um golo contra a corrente do jogo. É que a Albânia, tal como a Dinamarca e a Estónia, pôs os jogadores portugueses na linha.

Agora está na moda classificar alguns dos convocados de Queiroz, como paupérrimos. Eu não sou excepção. Prefiro ver Nuno Gomes em vez de Eliseu. O Nuno, apesar de não ser titular no Benfica, é um jogador com larga experiência na selecção e também um jogador de equipa, já que neste momento, jogar em equipa é crucial, visto que alguns jogadores andam à deriva.

Prefiro Nuno Assis do que Tiago. A selecção portuguesa não tem que pagar pelo fracasso do Tiago na Juventus, que desde o ano passado, ainda não quebrou a “malapata” no clube italiano. O Assis é o melhor criativo português a actuar no nosso campeonato, e foi o melhor marcador português nesta época já finda. Motivos para o convocar não faltam.

Prefiro o Ricardo em vez do Eduardo. Pelo menos, não tínhamos que andar com o coração nas mãos cada vez que o Eduardo saísse a um cruzamento. A escolha de Eduardo para defender as redes da nossa selecção, não passa de um mero capricho de Carlos Queiroz para não convocar o Ricardo, já que falta uma internacionalização ao Guarda redes do Bétis para igualar o seu “menino preferido”, o Vítor Baía. Pormenores que não interessam.

Portugal viveu momentos de aflição no empate a zero com a Estónia. Só não perdeu porque não jogou o Eduardo. O guarda redes Beto, que foi o herói do encontro ao proporcionar quatro excelentes defesas, disse que “um dia hão-de entrar todas”. Permitam-me que eu utilize a mesma expressão. Um dia hão-de entrar todas, mas na baliza de Portugal se Eduardo continuar a defender pela equipa das “quinas”.

Ainda o jogo com a Albânia, o Carlos Queiroz tomou uma decisão acertada ao apostar no Bruno Alves. Confesso que estamos perante o melhor defesa central a jogar em Portugal, e também o melhor futebolista a jogar com os braços, que pelos vistos tornaram o portista conhecido no estrangeiro. No lance que deu origem ao segundo golo de Portugal, deu-me a impressão que o guarda redes da Albânia estava a fugir de Bruno Alves com medo de levar uma cotovelada. Se ele for titular na selecção, Portugal vai ao Mundial com uma perna às costas.

6 comentários:

Futebol disse...

Caro Daniel Silva, permita-me discordar no que diz respeito à baliza, acho que a mesma está muito bem entregue a Eduardo e a Beto, são os dois melhores neste momento, sendo que na minha opinião, Eduardo é mais completo que Beto. Basta ver o trajecto que Eduardo tem feito desde que foi emprestado pelo Braga ao Beira-Mar, tendo vindo a crescer imenso, tendo esta época sido um dos responsáveis pela boa época a nível nacional mas principalmente a nível das competições europeias. Beto está também em grande, tendo baixado um pouco nos últimos meses, tenso inclusive sido criticado. De qualquer forma estamos muitíssimos bem servidos com os dois, a titualaridade de Eduardo é no meu entender merecida. Quanto a Ricardo, já chega, cometeu o seu grande erro ao trocar o Sporting pelo Bétis, pode ter sidp uma boa escolha a nível monetário, já no que diz respeito a nível desportivo, ficou muito a perder.

Abraço e bom trabalho

Daniel Silva disse...

Confesso que ainda é muito cedo para julgar o Eduardo, mas tenho algumas dúvidas se ele será o ideal para ser titular. Noto que é muito inseguro quando intervém nos cruzamentos. Por pouco, no jogo com a suécia fazia o mesmo erro no jogo com o PSG. Apostava no Moreira ou no Quim na baliza de portugal, mas já que Quim nem é convocado, aposto no Moreira,

Obrigado pela crítica.
abraço

Futebol disse...

O jogo fora dos postes, é um grande mal dos guarda-redes portugueses nos últimos anos. Eduardo não tem comprometido nesse sentido ao longo dos últimos tempos, tendo inclusive melhorado imenso desde os tempos do Beira-Mar, é certo que ia falhando no jogo com a Suécia, assim como falhou contra o PSG, mas foi ele quem salvou Portugal no mesmo jogo com a Suécia e um dos principais destaques da defesa do Braga, a 3ª menos batida esta época. Na época anterior ao serviço do Setúbal foi um dos obreiros da excelente época, tendo contribuído de forma decisiva para ser a 4ª defesa menos batida.
Gosto também do Quim mas parece afastado, no que diz respeito ao Moreira parece-me que terá poucas hipóteses, o próprio Benfica procura um guarda-redes e ao que parece para ser titular, os dois terão dificuldades se Mariano Andújar vier para a Luz.

Anónimo disse...

"Noto que é muito inseguro quando intervém nos cruzamentos." Parece-me que está a descrever o Ricardo e as suas famosas saídas aos cruzamentos...

Anónimo disse...

Entre Nuno Gomes e Edinho, Nuno Gomes. O Eliseu nem tem estado muito mal.
Entre Ricardo e Eduardo a sair dos postes,venha o Diabo e escolha... Para a baliza, o que Portugal realmente precisa é do Moreira a jogar no Benfica ou do Beto a "rodar" num clube grande! Já o Eduardo não me parece que vá mais longe do que isto...
De resto, é esperar que as férias façam bem aos jogadores e que joguem com um pouco mais de vontade e que Queiroz pense bem as suas prioridades a curto prazo.

Anónimo disse...

ai mc, mc...das uma no cravo e outra na ferradura!

abraço
joao lx

Ps: gostei do topico da tua cronica:)