06/05/2009

Voleibol – AAUTAD de calculadora na mão

A equipa de voleibol da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro deslocou-se no passado Sábado a Albufeira tendo perdido contra a formação algarvia por 3-1 (25-27, 25-23, 25-20 e 25-17).

Depois de uma vitória bastante moralizadora para os atletas transmontanos, a deslocação ao Algarve veio confirmar a inconsistência exibicional que tem pairado sobre a equipa ao longo da corrente temporada. Nuno Fernandes só pôde contar com seis atletas o que impossibilitou a manutenção da mesma formação da partida anterior para esta. A falta de recursos humanos tem sido uma constante nos jogos fora o que muito tem complicado o trabalho do responsável técnico.

O princípio de jogo mostrou uma formação transmontana algo nervosa e demasiado consciente do que estava em jogo frente a um Fontaínhas que tinha no atleta número 1 a sua principal referência. A AAUTAD apesar de um período menos bom conseguiu equilibrar a contenta e nos pontos finais assegurou a vitória no set graças a um serviço consistente e a uma recepção segura. Em vantagem no jogo, os visitantes entraram com mais calma e começaram por marcar a diferença nos instantes iniciais perante uma equipa algarvia algo apática. No entanto alguma instabilidade emocional a meio do parcial ditou a derrota dos transmontanos no set apesar de estes ainda terem tentado correr atrás do prejuízo. Com a partida empatada os forasteiros acusaram o golpe e surgiram no terceiro parcial algo desconcentrados e com um bloco bastante permeável aproveitado da melhor maneira pela equipa local. O serviço e a defesa baixa revelaram-se como as principais fraquezas dos vila-realenses numa altura em que o resultado final ainda era incerto. No quarto set a AAUTAD quebrou fisicamente e não conseguiu mais dar a volta ao jogo acabando por perder uma partida que esteve ao seu alcance. Os visitantes podem queixar-se de alguma falta de sorte e ainda de alguns erros da equipa de arbitragem com influência directa no resultado final. Restam três jogos em que os transmontanos vêm-se obrigados a vencer se ainda querem sonhar com a manutenção. Recorde-se que descem duas equipas se o campeão da segunda divisão for do continente. Caso o vencedor pertença a uma das ilhas o número de equipas despromovidas sobe para três. O título da segunda divisão vai ser disputado entre as formações do Vólei Clube de Viana, do ADRE Praiense dos açores e do Clube Atlântico da Madalena nos próximos dias 8,9 e 10 de Maio em Viana do Castelo.

Tiago Nunes era um jogador abalado depois da derrota:
“Não podíamos ter perdido este jogo. Lutámos até ao fim por outro resultado que não este mas demonstrámos algumas fragilidades que em alta competição pagam-se caro. Espero que consigamos vencer no próximo fim-de-semana e apelo aos vila-realenses para que compareçam aos jogos e que nos apoiem nesta nossa luta pela manutenção.”

A AAUTAD voleibol encontra-se no 5º lugar da classificação geral com vinte e um pontos, a cinco do líder Marinhense. A formação transmontana recebe no próximo sábado o ACDR Carlos I pelas 15 horas na nave dos desportos da UTAD. A entrada é livre.

Pedro Duro

0 comentários: