29/04/2009

Voleibol - AAUTAD vence e mantém aspirações à manutenção

A equipa de voleibol da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro recebeu no passado Sábado o Frei Gil Vólei Clube tendo batido a formação aveirense por 3-2 (16-25, 23-25, 25-18 25-23 e 15-13).Voleibol - AAUTAD vence e mantém aspirações à manutenção.

Com apenas uma vitória nesta fase do campeonato, a formação da AAUTAD voleibol procurava neste encontro um bom resultado que lhe permitisse encarar os próximos encontros com mais tranquilidade. O treinador Nuno Fernandes, apesar de não poder contar com todos os atletas, apresentou uma formação equilibrada que soube colmatar as várias ausências.

Início de jogo bastante atribulado para a formação da casa. Os transmontanos entraram na partida algo nervosos e sem conseguir formar um bloco coeso o que em conjunto com uma defesa passiva permitiu aos visitantes adiantarem-se no marcador sem grandes dificuldades o que se revelou fatal no desfecho do set. Depois de feitas algumas alterações, a AAUTAD conseguiu melhorar os processos de jogo e discutiu o segundo parcial até ao fim mas os forasteiros aplicaram-se e na recta final garantiram a vitória. Com 2-0 no resultado e sem nada a perder os pupilos de Nuno Fernandes entraram no 3º set com tudo e começaram a construir o resultado desde muito cedo o que permitiu à equipa dosear o esforço para enfrentar o resto do jogo em boas condições físicas. O 4º set foi um brinde para os poucos espectadores presentes na nave dos desportos da UTAD tendo-se assistido a bons momentos de voleibol de parte a parte. Os aveirenses foram sempre mais constantes na defesa e no serviço mas a recepção revelou-se como o calcanhar de Aquiles desta formação, facto que foi aproveitado pelos locais para levar o jogo à “negra”. Com tudo igual no marcador restava a ambos os treinadores apelar ao espírito de entrega dos seus pupilos já que os índices físicos não eram os melhores. O 5º e último parcial demonstrou o espírito de sacrifício dos transmontanos tendo estes acabado por levar a melhor sobre a formação aveirense. Faltam quatro jogos para o final do campeonato, quatro finais em que a formação orientada por Nuno Fernandes vai procurar alcançar o principal objectivo desta época, a manutenção na segunda divisão nacional de voleibol.

Paulo Vicente estava visivelmente satisfeito com o resultado obtido diante do actual 2º classificado desta fase:
“Creio que esta vitória vai ser bastante importante para o futuro próximo da nossa equipa. Temos estado aquém daquilo de que somos capazes mas estou confiante na manutenção e se mostrarmos nos próximos quatro jogos o voleibol que pusemos em prática nesta partida não tenho dúvidas de que vamos alcançar os nossos objectivos. ”

A AAUTAD voleibol encontra-se no 4º lugar da classificação geral com vinte pontos, a dois do líder Marinhense. Recorde-se que esta fase conta com seis equipas e que cada uma mantém metade dos pontos obtidos na fase anterior. A formação transmontana desloca-se no próximo sábado a Albufeira onde vai medir forças com a equipa local.

Pedro Duro

0 comentários: