05/08/2008

Passeio BTT Nocturno no Tourencinho

Mais uma vez a Associação Tourencius dos Xudreiros, levou a efeito o passeio nocturno em bicicletas “todo o terreno”, sendo já esta a quinta edição consecutiva. Teve lugar na noite de Sexta-feira (1 Agosto) e fez parte do vasto programa das actividades de animação previstas para o Verão, e promovidas pela autarquia Aguiarense e pela Vitaguiar. Foram cerca de quatro dezenas os praticantes de btt, já habituados a este tipo de passeios.

A partida iniciou por volta das 21 horas junto à sede da associação dos Xudreiros (antigo apeadeiro da CP), com os participantes a terem de percorrer algumas ruas de Tourencinho, onde depois rumaram para Norte, até à sede da Vila Aguiarense, percorrendo a antiga linha férrea do Corgo e atravessando aldeias, como Zimão e Parada, pelos caminhos rurais existentes ao longo do vale.
Em Vila Pouca de Aguiar decorria o primeiro dia de festa, onde houve oportunidade para na Urbaguiar, apreciar o despique de duas bandas filarmónicas que aí faziam as suas actuações para o público presente. Já no espaço da casa da cultura, todos os participantes foram presenteados com o merecido reforço alimentar.
A segunda parte deste passeio prosseguiu com o regresso a Tourencinho, este em parte também pela antiga via-férrea até Parada de Aguiar, atravessando aí para Soutelo, passando depois pelo Pontido, Telões e Souto sempre pelos trilhos de terra batida que ligam estas aldeias. Ao fim dos 25 quilómetros percorridos a um ritmo constante sem grandes incidentes, apenas uma ou outra queda sem consequências na parte final, isto porque com o passar das horas as baterias das luzes começam a falhar, e uma pequena distracção é queda certa. Já perto da meia-noite todos os participantes e acompanhantes acabaram da melhor maneira na sede da ACRTX em volta da mesa para a ceia de churrasco, caldo verde e bom vinho a acompanhar, porque estas coisas de dar ao pedal tanto de dia como de noite, exigem o consumo de muitas calorias.
Da parte da Direcção da Associação Tourencius dos Xudreiros ficou a promessa da continuação destas actividades, estando já a próxima prevista para o início de Novembro com um Passeio BTT de São Martinho. O sucesso destas e outras actividades levadas a cabo pela ACRTX tem resultado do esforço de várias entidades, nomeadamente o Município de Vila Pouca de Aguiar, a delegação regional do INATEL, o Centro Social Nossa Senhora do Extremo, o Conselho
Directivo de Baldios de Tourencinho, bem como outras empresas privadas da região que se associam à ACRTX ao longo do ano.

In www.noticiasdevilareal.com

0 comentários: