26/07/2008

Karting: Jovem de Vila Real entre os melhores da Europa


João Correia apurou-se para a final eurpoeu de Karting
Com apenas 15 anos, João Correia é um dos melhores pilotos portugueses de karting da actualidade, tendo-se apurado recentemente para a final europeia da modalidade, que terá lugar em França, no próximo mês de Setembro.

Com um palmarés invejável para um piloto que corre há relativamente pouco tempo, João Correia estreou-se no “Troféu de Inverno de Viana”, em 2004, onde alcançou o primeiro lugar no pódio. Em 2005, sagrou-se Campeão Regional Norte e Campeão Baltar, ambos na categoria Júnior.
No ano seguinte, alinhando pela equipa Kronos Motorsport, com um chassis Intrepid, João Correia classificou-se em segundo lugar no Troféu “Rotax Minho 2006”, e foi vice-campeão da Taça de Portugal no mesmo ano, vencendo três das quatro finais.
No final de 2007, João já disputava provas de outra dimensão, como é o caso do “Open Internacional Cidade del Motor”, em Alcañiz, obtendo um surpreendente 6º lugar, num universo de 34 pilotos internacionais.
Desde Janeiro de 2008 que este jovem piloto corre pela equipa FCK Motosport, de Fernando Cabo, com o motor Iame/XTR. Actualmente, compete em provas de âmbito nacional e internacional: o Campeonato da Europa e o Campeonato de Portugal de Karting. No europeu, classificou-se em 13º lugar, apurando-se para a final, um excelente resultado, tendo em conta que foi o melhor português e o primeiro entre os pilotos com motor XTR. No campeonato nacional, que termina em Setembro deste ano, ocupa a terceira posição e espera subir na tabela.
Para estes campeonatos, João Correia sente-se confiante e espera obter um bom resultado. “É preciso ter calma, trata-se de competições complicadas, principalmente a prova internacional, no entanto, vou tentar dar o meu melhor para terminar com uma boa prestação”, declarou o jovem condutor.
Estudante e piloto
A vida de estudante surge no meio de um calendário atribulado, entre treinos e competições, porém, o piloto diz conseguir conciliar bem a escola com o Karting, mesmo apesar de os treinos o obrigarem, por vezes, a faltar às aulas.
João Correia, o pai, trabalha no ramo automobilístico, e está sempre ao lado do filho, dando-lhe todo o apoio que necessita. “Desde que começou a correr, há cerca de quatro anos, apoio o meu filho em todos os aspectos, o que não tem sido fácil, principalmente porque o karting não é um desporto barato”, explicou o pai de João Correia, adiantando ainda que há vários anos que o karting ocupa todos os fins-de-semana da sua agenda.
João Correia chama ainda a atenção para a falta de apoios neste desporto motorizado, nomeadamente nos organismos oficiais. “Em países como a França e a Espanha, existe um grande investimento em formação nesta modalidade, onde abrange também uma componente pedagógica, que ajuda os jovens a ter uma condução segura na estrada”, elucidou.

In: www.noticiasdevilareal.com

1 comentários:

Daniela disse...

Claro.....o joao sempre foi e para sempre vai ser um CAMPEÃO!!!!!!
es o melhor....continua assim!!!