28/07/2008

GCVR campeão nacional de juvenis

Os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Natação realizaram-se entre os dias 24 e 27 de Julho nas piscinas do Jamor, recebendo centenas dos melhores atletas nacionais estando o GCVR mais uma vez presente como vem sendo hábito. Desta vez foram cinco os atletas que representaram o GCVR – Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nóbrega, Elsa Cardoso, Joana Pinto e João Costa – acompanhados pelo técnico João Matos.

Foram quatro dias de prova em que os atletas do GCVR demonstraram um nível excelente com a obtenção de vários recordes pessoais e de quatro medalhas, levando o nome do GCVR bem alto ombreando com alguns dos melhores clubes nacionais.
Apesar de todos os atletas se terem destacado pela positiva, foi Joana Pinto quem obteve a maior honra ao longo destes campeonatos ao sagrar-se campeã nacional da categoria de Juvenis na prova dos 100 metros Livres.
Esta foi a primeira de várias medalhas, a que se seguiu os 200 metros Livres onde com novo recorde pessoal, Joana Pinto se sagrou vice-campeã nacional Juvenil a apenas 4 centésimos do primeiro posto. Os 200 metros Estilos trouxeram a terceira medalha a Joana Pinto, onde o tempo de 2.36.40 valeu o terceiro posto na categoria de Juvenis.
A quarta medalha de Joana Pinto foi partilhada com as restantes atletas Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nóbrega e Elsa Cardoso quando estas subiram ao pódio para receber as medalhas correspondentes ao terceiro lugar na prova de 4x100 metros Livres. Nadando ao lado das melhores equipas e das melhores nadadoras nacionais, este quarteto do GCVR não se inibiu e partiu para uma prova excelente melhorando largamente o melhor tempo anterior com a marca de 4.04.33. Este é um feito incrível por parte destas atletas e do clube que representam, uma vez que as provas de estafetas implicam um conjunto homogéneo e de muito bom nível, o que é demonstrativo da qualidade do trabalho que tem sido realizado no GCVR ao longo de toda a época e que se viu premiado nesta prova, trazendo pela primeira vez – na história da natação em Vila Real - uma medalha a nível de estafetas em Campeonatos Nacionais Absolutos para um clube e atletas de Vila Real e da região. Nesta prova, destaque ainda para Ana Sofia Leite, que no primeiro percurso realizou novo recorde pessoal com o tempo de 1.00.45 e que lhe permitiu melhorar aquele que já era o melhor tempo do ano na categoria de Júnior.
A atleta Ana Sofia Leite apresentou-se igualmente em notável forma nas provas individuais que realizou, nomeadamente nos 50 metros costas, onde realizou novo recorde pessoal com o tempo de 32.44 e que valeu o 5º posto mais respectiva presença na final A, onde viria novamente a melhorar o seu recorde pessoal para o tempo de 32.37 e que originou o 6º posto da final. Nova presença numa final A aconteceu nos 100 metros Livres em que o tempo de 1.00.60 correspondeu ao 6º posto nas eliminatórias, tendo depois obtido o 8º posto da final. Ana Leite viria ainda a participar em mais duas finais B nas provas de 100 e 200 metros Costas com dois novos recordes pessoais (1.09.03 e 2.30.59, respectivamente), sendo que na prova dos 100 metros Costas viria mesmo a obter o terceiro posto na final B.
A atleta sénior Elsa Cardoso participou nos 50 e 100 metros Mariposa, tendo atingido dois novos recordes pessoais em ambas as provas. Nos 50 metros, o tempo de 30.01 correspondeu ao 6º posto e respectiva presença na final A da prova, onde Elsa Cardoso viria a confirmar o 6º posto. Nos 100 metros Mariposa, o tempo de 1.07.57 valeu a presença na final B onde a atleta do GCVR viria a realizar o seu recorde pessoal nesta prova (1.06.98) ficando no 1º lugar desta final.
Por fim, a destacar o atleta masculino do grupo João Costa que veio confirmar o seu nível qualificando-se para a final A, nas duas provas que realizou. Nos 50 metros Livres, o tempo de 24.20 valeu o quinto posto da final enquanto que nos 50 metros mariposa a marca de 25.81 correspondeu ao 8º posto.

0 comentários: