30/05/2008

Taekwondo: Campeonato Regional de Técnica e de Combates 2008


Realizou-se no passado fim-de-semana na Moita os Campeonatos Regionais de Taekwondo: Campeonato Regional de Técnica 2008 e o Campeonato Regional de Combates 2008.
Esta prova contou com a presença de 23 clubes filiados na Associação de Taekwondo da Estremadura. Estiveram presentes a competir nas duas competições cerca de 5 centenas de atletas, oriundos de vários pontos do país.

O Ginásio Clube de Vila Real esteve presente com a seguinte equipa: Ana Calado, Jessica Teixeira, Suse Carvalho, José Almeida e José Gonçalves.
Na 1ª parte do campeonato, os atletas começaram por realizar a Competição de Técnica. Em júniores masculinos o atleta José Gonçalves foi eliminado logo na primeira ronda, por sua vez em júniores femininos a atleta Jessica Teixeira apurou-se para a fase final tendo obtido a melhor nota técnica, depois na final realizou mais uma excelente prestação o que fez com que tivesse alcançado o 1º lugar.
Em Seniores masculinos, o atleta José Almeida ficou pela primeira fase nãoconseguindo passar à fase final. No mesmo escalão em femininos as atletas Ana Calado e Suse Carvalho passaram a primeira fase conseguindo desta feita passar à fase final. Na final o embate entre as atletas que obteram as cinco melhores marcas foi muito emocionante, pois as cinco competidores obtiveram notas muito próximas, que poderiam dar o acesso ao primeiro lugar no pódio. Após 3 desempates consecutivos a atleta Suse Carvalho classificou-se em 2º lugar e a Ana Calado classificou-se no 4º lugar.
Nas equipas sincronizadas (par misto) participaram os pares Ana Calado/José Almeida e Jessica Teixeira/ José Gonçalves, tendo estes últimos alcançado o 3º lugar do pódio. Ainda nas equipas sincronizadas o trio feminino constituído pelas atletas Suse Carvalho/Ana Calado/Jessica Teixeira obtiveram por duas excelentes prestações o que fez com que este trio tivesse chegado à classificação pretendida: o lugar mais alto do pódio, ficaram em 1º lugar.
Colectivamente a Equipa do Ginásio Clube de Vila Real classificou-se no 4º lugar final por Equipas.
Na 2ª parte do campeonato, deu-se inicio à Competição de Combates, a mais aguardada pelos nossos competidores e como era de esperar, correu de feição a todos os atletas.
José Gonçalves – estreou-se nesta competição, está agora a dar os primeiros passos. Foi eliminado logo no combate inaugural contra um adversário de respeito pois esteve já este ano nos Nacionais. Mesmo assim realizou um bom combate, foi derrotado pelo resultado de 3-5.
José Almeida – já com algum “calo” nestas andanças, venceu o primeiro combate ao competidor do Sporting Club de Portugal, mas nas meias-finais foi derrotado pelo já veterano atleta da casa. Classificou-se em 3º lugar.
Em femininos, as nossas raparigas estiveram em grande plano, venceram os oito combates que disputaram. Elas arrasaram totalmente as suas adversárias, pois marcaram cerca de 40 pontos e tendo apenas sofrido um. A Jessica Teixeira, Ana Calado e Suse Carvalho sagraram-se Campeãs Regionais de Combates 2008.
Colectivamente o Ginásio Clube de Vila Real com a soma dos resultados dos seus atletas, classificou-se no 2º lugar por equipas.
Salientamos que os atletas deslocaram-se para a Moita às 2 horas manhã de Domingo, chegando lá começaram logo a competir e no final da competição rumaram novamente para Vila Real chegando a casa sensivelmente perto das 3 horas da manhã do dia seguinte.
É de louvar o esforço e dedicação destes jovens vila-realenses, que através do Taekwondo levam o nome da cidade a vários pontos do país.

José Teixeira

0 comentários: