28/05/2008

Separatismo Regional

Por: Henrique Daniel Silva (estudante de Comunicação)

«Porque é que Vila Real, município com 50 mil habitantes, vive actualmente na penumbra, sem nunca ter atingido o escalão máximo do futebol?»

Numa conversa normal de café, andava eu discutindo o futebol em geral, com um amigo, que até faz a sua "vida" cá em Vila Real. Do geral partiu-se para o particular, O futebol na capital transmontana. Como não sou natural de Vila Real, decidi colocar ao meu camarada, uma questão que no fundo me intrigava. Porque é que Vila Real, município com 50 mil habitantes, vive actualmente na penumbra, sem nunca ter atingido o escalão máximo do futebol? Até hoje, não fiquei a saber de muita coisa, mas naquele dia, o meu camarada opinou que a cidade, talvez ainda se ressente do "fantasma" do Bairro Latino, que no seu surgimento, conseguiu "roubar" simpatizantes ao principal clube da cidade, o Vila Real.

Hoje, já não temos o Bairro Latino, mas sim o Abambres, Diogo Cão que detêm um número significativo de simpatizantes (o que é mau, do ponto de vista futebolístico para O Vila Real clube) que resulta do inconformismo perante os fracos resultados desportivos do Vila Real nos últimos anos. É natural que sem o apoio incondicional de todos os vila-realenses, o clube Vila Real nunca alcançará o devido prestigio. Espero que com a vitória na taça, e a subida ao futebol profissional, sirva de auto - estima para o povo vila-realense, para que possamos ver na próxima temporada, o Monte da Forca com mais público nas bancadas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem ler este artigo fica com uma boa ideia do porquê do vila real nunca ter conseguido ir além da antiga II divisão B.

O "caso" vila real mostra bem o resultado das rivalidades regionais insanas e primárias!

Parabéns pelo artigo.

Anónimo disse...

continuão atrás dos montes como sempre...deixem fazer o tal boraco ou o tunel como lhe queiram chamar,pois assim podem ver a luz e até chegar mais rapido a capital,uma vez lá derijam-se ao primeiro ministro e pessão para que desviem o TGV para vila real.
Os bons jogadores têm medo do Marão e das suas curvas,mas com o TGV a porta quem sabe se um dia o Vila Real não vai ser o CLUB com que o Cristiano Ronaldo "sempre"sonhou...continuem,continuem a sonhar pois ainda é premitido...